Trecho importante | Versículos | Descrição ou comentário |
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Os Dez Mandamentos | Êxodo 20,2-17 / (GID) Êxodo 34,12-26 Deuteronômio 5,6-21 | |
O Pai Nosso | Mateus 6,5-15 Lucas 11,1-13 / (GID) | |
O Sermão da Montanha | Mateus 5;6;7 / (GID) | |
A Parábola do Bom Samaritano | Lucas 10,25-37 | |
A Parábola do Filho Pródigo | Lucas 15 / (GID) | |
As Bem-Aventuranças | Mateus 5,1-12 / (GID) | |
A Oferta da Viúva Pobre | Marcos 12,41-44 Lucas 21,1-4 | |
O Maior Mandamento | Mateus 22,34-40 Marcos 12,28-34 Lucas 10,25-28 |
Pág. | Seriedade | Natureza | Livro e versículo | Comentário |
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3-4 | Contradição | Gênesis 1,11-13 Gênesis 1,24-31 Gênesis 2,4-9 | O que foi criado primeiro, Adão ou as plantas? | |
4-5 | Contradição | Gênesis 1,27 Gênesis 2,18-24 | Quando foi criada Eva? | |
12 | Discutível (Questão de Doutrina) | (Testemunhas de Jeová) | Gênesis 9,4 | Uma das seis passagens que as Testemunhas de Jeová usam para justificar sua recusa a transfusões de sangue |
19 | Grave, se for considerado ainda válido | Defesa da escravidão e do abuso sexual | Gênesis 16,1-9 | Sarai, esposa de Abraão, não pode conceber. A solução é servir-se de sua escrava Hagar, que se humilha. |
22 | Grave, se for considerado ainda válido | Defesa de conduta imoral Misoginia | Gênesis 19,7-8 | Lot protege seus dois hóspedes - oferecendo suas duas filhas à multidão e informando que ambas são virgens |
24 | Grave, se for considerado ainda válido | Misoginia Racismo Defesa de Incesto | Gênesis 19,31-38 | As filhas de Lot, desejosas de manter pureza étnica, optam por embebedar o pai e engravidar dele. Apesar de escolherem para seus filhos nomes que denunciam o fato, aparentemente Lot nunca se deu conta do ocorrido. |
39-40 | Poligamia Abuso sexual de escravos Misoginia Promiscuidade | Gênesis 29,21 a 30,24 | Jacó, que pede a mão de Raquel, é trapaceado por desinformação e levado a trabalhar mais sete anos para poder se casar com as duas (Raquel e sua irmã mais velha). Ganha também duas escravas. Acaba por se deixar pressionar a conceber oito filhos com quatro mulheres diferentes, sem oferecer muita resistência. | |
99 | Defesa da Escravidão | Êxodo 21,1-7 | Os filhos de um escravo são propriedade do senhor; um escravo que não queira ser livre não pode mudar de idéia depois. | |
99 | Defesa da Escravidão | Êxodo 21,20-21 | Matar seu próprio escravo é errado - desde que ele leve menos de um dia para morrer! | |
100 | Defesa da Escravidão | Êxodo 22,3 | Um ladrão pode ser vendido para indenizar o furto. | |
121 | Discutível | Regras Morais Obsoletas | Êxodo 35,2 | O castigo para trabalhar no sábado é a morte. |
139 | Discutível (Questão de Doutrina) | (Testemunhas de Jeová) | Levítico 7,26-27 | Uma das seis passagens que as Testemunhas de Jeová usam para justificar sua recusa a transfusões de sangue |
144 | Depende da interpretação da validade presente destes versículos e do quanto se aceite que a Bíblia não contém erros | Regras morais arbitrárias e/ou obsoletas Afirmação biológica equivocada | Levítico 11 | Não se pode comer porco; morcego é ave. |
156-157 | Discutível (Questão de Doutrina) | (Testemunhas de Jeová) | Levítico 17,10-16 | Uma das seis passagens que as Testemunhas de Jeová usam para justificar sua recusa a transfusões de sangue |
157 | Discutível | Condenação ao Homossexualismo | Levítico 18,22 | |
158-159 | Regras morais obsoletas | Levítico 19 3; 30: "guardarás o sábado" 19: proibição a cruzar animais de espécies distintas; plantas duas sementes distintas; usar roupas de dois tecidos distintos 27: proibição de corte de cabelo ou barba | ||
190? | Discutível | Misoginia Blasfêmia Crueldade Humana e Divina Intolerância Regras Morais Obsoletas | Números 05 | O procedimento para amaldiçoar (com a esterelidade) uma mulher que tenha sido suspeita de adultério... |
200 | Discutível | Crueldade Humana e Divina Intolerância Regras Morais Obsoletas | Números 15,32-36 | Confirmação de Êxodo 35,2: trabalhar no sábado, mesmo que seja apenas recolhendo lenha, e provavelmente se tratando de um estrangeiro, justifica morte por apedrejamento anunciada pelo próprio Senhor! |
214-215 | Discutível | Crueldade Humana e Divina Intolerância | Números 25,1-13 | Práticas condenáveis (prostituição sagrada e miscigenação religiosa) levam Deus a matar 24000 judeus com uma praga. A praga é detida porque Finéias/Pinhás mata um israelista e sua convidada midianita com uma lança. Deus o recompensa com uma Aliança de Paz e com o direito perpétuo e hereditário ao sacerdócio. |
222-223 | Discutível | Regras Morais Obsoletas (Submissão da mulher ao homem) | Números 30 (,1-16) | |
223-224 | Grave | Incitação divina à guerra genocida Intolerância Possível Blasfêmia | Números 31,1-12 | Referindo-se aos eventos de Números 25, Deus ordena "vingança" contra os midianitas, em termos francamente genocidas. |
224 | Genocídio Crueldade Racismo | Números 31,14-19 | Referindo-se aos eventos de Números 25, Moisés indigna-se de que haja homens e mulheres "que conheceram homem" entre os prisioneiros, e ordena que matem todos, exceto as mulheres virgens (aparentemente significando meninas que ainda não atingiram a idade de início da vida sexual). | |
252 | Discutível (Questão de Doutrina) | (Testemunhas de Jeová) | Deuteronômio 12,20-28 | Uma das seis passagens que as Testemunhas de Jeová usam para justificar sua recusa a transfusões de sangue |
261 | Grave | Intolerância Racismo Incitação ao Genocídio | Deuteronômio 20,10-20 | As leis da guerra anunciadas por Moisés são nitidamente genocidas. |
262 | Grave | Defesa do abuso sexual de prisioneiros Grave Misoginia Racismo Étnico | Deuteronômio 21,10-14 | Moisés anuncia que mulheres prisioneiras podem ser tomadas como esposas. Também é livre se divorciar delas. Não se faz qualquer referência a respeitar a vontade da prisioneira ou algum compromisso de noivado ou casamento que ela possa ter previamente. O teor geral do Pentateuco faz supor que tais compromissos quase certamente não mais se aplicam, pois em toda probabilidade os israelitas vêem como seu dever sagrado matar todos os homens (inclusive crianças) do povo da prisioneira. |
262-263 | Grave | Intolerância Abuso Parental Valorização da obediência acima do respeito à vida | Deuteronômio 21,18-21 | Segundo Moisés, filhos rebeldes e desobedientes são "o mal a ser extirpado", e devem ser apedrejados pela comunidade. |
265 | Discutível | Má Tradução, possivelmente intencional Discriminação Étnica | Deuteronômio 23,17-21 (18-21 na numeração católica, 17-20 na evangélica) | O primeiro versículo é tradicionalmente mal traduzido; fala em "prostituto sagrado" no original, mas por algum motivo exatamente as supostas Bíblias confiáveis (King James/Rei Tiago em inglês, versões de João Ferreira de Almeida em português) inexplicavelmente preferem usar a palavra "sodomita", alterando o sentido. Os versículos finais defendem que se cobre juros de estrangeiros, mas não de israelistas. |
435 | Contradição aparente | II Samuel 24,1 | Contradiz, ao menos em primeira leitura, I Crônicas 21,1 | |
483-484 | Discutível | Moral obsoleta | II Reis 4,1 | É lícito cobrar uma dívida financeira tomando como escravos os filhos do devedor falecido? |
547 | Contradição aparente | I Crônicas 21,1 | Contradiz, ao menos em primeira leitura, II Samuel 24,1 | |
579-580 | Muito Grave | Blasfêmia | II Crônicas 18,18-22 | Deus escolhe um anjo para causar ruína ao rei Acabe de Israel, e aprova que ele se porte como um Espírito de Mentira?!? |
831-832 | Tradução Incorreta, Potencialmente Fraudulenta | Isaías 7,14 | As versões supostamente mais confiáveis da Bíblia (em inglês, a King James; em português, a de João Ferreira de Almeida) referem-se neste versículo a uma "virgem", o que seria indício de concepção milagrosa. Mas a tradução correta é "jovem", e não "virgem". Este erro foi introduzido no século III através das traduções para o grego. | |
896 | Blasfêmia | Jeremias 4,10 | Deus ilude? | |
917 | Blasfêmia | Jeremias 20,7 | Deus ilude? | |
987 | Muito Grave | Blasfêmia | Ezequiel 14,9 | Deus ilude os Profetas e depois os destrói?!? |
991 | Questionável | Contradição | Ezequiel 16,49 | Os pecados de Sodoma foram soberba, ócio e falta de caridade? Contradiz Judas 1,7 e muitas outras passagens. |
16 | Discutível Potencialmente Muito Grave | Intolerância Incitação À Violência | Mateus 10,34-39 | Trechos como este são frequentemente repetidos por fanáticos desequilibrados de todos os tipos, inclusive assassinos em série e psicóticos violentos. Este trecho realmente não se presta a uma interpretação literal, e definitivamente exige reflexão e discernimento para ser assimilado! |
28 | Moderada | Intolerância | Mateus 18,25-35 | Devemos impor nossos valores morais? |
56 | Discutível, depende muito da denominação cristã | Maria era virgem? Jesus tinha irmãos e irmãs? | Marcos 6,3 | |
96 | Mínima (O versículo seguinte condena este) | Magia Negra | Lucas 9,54 | Se dois apóstolos (Tiago e João), falando diretamente com Jesus, se sentem tão confortáveis com a idéia de pedir que os céus mandem castigo, o que não farão seres menos sábios e menos afortunados? |
114 | Lucas 19,27 | Veja o comentário a Mateus 10,34-39; também se aplica aqui. | ||
127 | Virtualmente nula (Facilmente explicável) | Contradição | João 1,45 | Jesus é filho de José? |
148 | Depende do contexto e interpretação | Intimidação | João 12,47-48 | Jesus está nos ameaçando? |
166 | Grave | Intolerância | Atos 4,10-12 | Em nenhum outro há salvação? |
178-179 | Discutível; depende do contexto cultural | Intolerância Racial | Atos 11,1-18 | Até os gentios/pagãos podem se arrepender e ser salvos. |
181 | Muito Grave | Intolerância Violência injustificada Apologia à Magia Negra Blasfêmia | Atos 13,7-12 | Paulo, tomado pelo Espírito Santo, amaldiçoou Elimas?!? |
185 | Discutível (Questão de Doutrina) | (Testemunhas de Jeová) | Atos 15,20-29 | Uma das seis passagens que as Testemunhas de Jeová usam para justificar sua recusa a transfusões de sangue |
195 | Discutível (Questão de Doutrina) | (Testemunhas de Jeová) | Atos 21,25 | Uma das seis passagens que as Testemunhas de Jeová usam para justificar sua recusa a transfusões de sangue |
241 | Depende da interpretação de aplicabilidade atual (Potencialmente Muito Grave) | Misoginia Regras Morais Obsoletas | I Coríntios 14,34-35 | É vergonhoso que a mulher fale nas reuniões da Igreja?!? |
257 | Grave | Intolerância | Gálatas 1,8-9 | Quem prega outro Evangelho deve ser amaldiçoado?!? |
268 | Discutível | Misoginia | Efésios 5,22-24 | Assim como a Igreja se submete a Cristo, a mulher deve se submeter ao homem. |
268-269 | Discutível | Defesa da Escravidão | Efésios 6,5-9 | A escravidão é comparada à relação do homem com Deus! Este trecho pode facilmente ser usado para justificar fanatismos. |
277 | Discutível | Defesa da Escravidão | Colossenses 4,1 | O mesmo comentário que fiz sobre Efésios 6,5-9. |
279-280 | Muito Grave | Anti-semitismo Intolerância Ameaça de Castigo Divino | I Tessalonicenses 2,13-18 | Tecnicamente falando, não foram os romanos que mataram Jesus? Judeus são "inimigos de todos"? Se opor à difusão da mensagem cristã é um pecado e atrai o castigo divino? |
286 | Discutível | Misoginia | I Timóteo 2,9-12 | Paulo alega que a história de Adão e Eva justifica que as mulheres não tenham o direito de ensinar, ter autoridade sobre homens ou mesmo falar enquanto aprendem. Paulo também "não permite" que tenham roupas, penteados ou jóias caras ou sofisticadas. |
288-289 | Discutível | Defesa da Escravidão | I Timóteo 6,1-2 | Paulo não quer que os escravos de cristãos sejam desobedientes, para não prejudicar a reputação da crença? Ou porque cristãos são mais merecedores de obediência? |
296 | Discutível | Defesa da Escravidão Defesa da Crença Obediente e Submissa | Filemon 1,15-16 | O livro como um todo, e estes dois versículos em particular, passam a sensação de que a devoção ao cristianismo pode e deve ser comparada à dedicação de um escravo a seu senhor. É uma comparação frequente na Bíblia. Veja por exemplo Efésios 6,5-9 e Colossenses 4,1 |
314 | Discutível | Profecia não cumprida | Tiago 5,7-11 | O autor deste livro sugere fortemente que Jesus voltará ainda no tempo de vida de si próprio e da maioria de seus interlocutores. Chega a fazer comparação com Jó ao pedir que sejam pacientes. |
330 | Contradição | Judas 1,7 | O pecado de Sodoma foram vícios e perversões sexuais? Contradiz Ezequiel 16,49. |
Caro Wanderley, Acho que você nunca leu direito a Bíblia, pois não! Vou lhe dar alguns exemplos: REIS II 2:23-24 QUARENTA E DUAS crianças são despedaçadas e mortas por ursos por terem zombado de um homem de Deus que, por isso, as teria amaldiçoado. JOSUÉ 11:6 Por estar com ódio, o senhor ordena o mutilamento (corte dos tendões das pernas) dos cavalos. (2Sm 21:6-9) (sacrifício humano)... de seus filhos nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao Senhor em Gibeá De Saul, o eleito do Senhor. (...) ... e os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor. (Jl 3:9-10) Proclamai isto entre as nações: Santificai uma guerra! (...) Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças da vossas podadeiras. (Os 13:16) Cairão à espada, seus filhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão abertas pelo meio. (Jr 8:11) Assim diz o Senhor: Olhai! Estou forjando mal contra vós, e projeto um plano contra vós. (1Sm 15:3) Vai agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver. Nada lhe poupes; matarás a homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. REIS II 19:35 Um anjo do Senhor mata 185.000 assírios numa só noite. (Pv 20:30) Os açoites e as feridas purificam o mal, e as pancadas penetram até o mais íntimo do ser. EZEQUIEL 23:25, 47 Deus irá matar os filhos e as filhas de todas que foram prostitutas. Salmos 137:9 Feliz o homem que arrebentar os seus filhinhos de encontro às rochas. MATEUS 3:12, 8:12, 10:21, 13:30, 42, 22:13, 24:51, 25:30, Lucas 13:28, João 5:24 Muitos passarão a eternidade no Inferno com choro e ranger de dentes. MATEUS 11:21-24 Jesus amaldiçoa os habitantes de três cidades que não ficaram impressionados com seus grandes feitos. Esses foram alguns dos exemplos que existem na Bíblia, que apesar disso é defendido por cristãos. Ora se você está tão bravo com as opções religiosas dos outros, por que não busca uma religião que lhe dê total engrandecimento, pois o que está demonstrando é um total sectarismo, que às vezes, nem vem de você mesmo, mas das besteiras que ouve de outras pessoas. Que a Paz de Deus esteja em vosso coração, Ahmad --------------------------------------------- Velho Testamento: Gênesis 1,11-13 e 1,24-31 contradizem Gênesis 2,4-9 (As plantas foram criadas antes ou depois do homem?) Gênesis 1,27 contradiz Gênesis 2,18-23 Gênesis 19,8 e 19,31-38 mostram atitudes inusitadas para os supostos justos de uma cidade ímpia; fica difícil entender a interpretação tradicional da natureza dos pecados de Sodoma. Deuteronômio 23,17 das Bíblias evangélicas (em particular a Almeida e a KJV) usualmente se referem a "sodomita". Tradução incorreta e tendenciosa, pois o correto seria "prostituto sagrado". Na numeração católica mais frequente, este é o versículo 18. II Samuel 24,1 NÃO contradiz I Crônicas 21,1; mas mostra bem o quanto é necessário usar de discernimento para interpretar o texto bíblico. Os comentários de rodapé da Bíblia Vozes ou da Bíblia de Jerusalém podem explicar a aparente contradição. Jeremias 4,10 e 20,7 são versículos blasfemos, da mesma forma que Ezequiel 14,9 e mais ainda II Crônicas 18,18-22. Ezequiel 16,49 contradiz Judas 7 (do NT, penúltimo livro). Qual foi afinal a natureza do pecado de Sodoma? Novo Testamento: Mateus 18-23-35 encoraja a imposição de códigos morais. João 12,48 tem tom de ameaça. Atos 4,10-12 ensina a menosprezar outras crenças. Atos 11,1-18 afirma (dependendo da tradução) que "até mesmo" os gentios (ou pagãos, ou não-judeus) "podem se arrepender" e se salvar. Atos 13,7-12 ensina a converter pelo temor de maldições. I Coríntios 14,34-35 é misógino. Gálatas 1,8-9 ensina intolerância. I Timóteo 2,9-15 é misógino. ------------------------------------------------------------ A Bíblia nos fala que toda a escritura foi inspirada por Deus (II Timóteo 3:16). Mas em alguns trechos é negada a inspiração divina (I Coríntios 7:6;5:12) (II Coríntios 11:17). Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4). Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23). Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33). Deus diz para Noé que tudo o que se move e tem vida servirá de alimento para ele, e também toda a vegetação. Só não poderá comer da carne ainda com vida, ou seja, com sangue (Gênesis 9:3-4). Deus diz que nem todos os animais podem ser consumidos (Deuteronômio 14:7-20). Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9). Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5). Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11). Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33). Deus envia Moisés para o egito resgatar os filhos de Israel (Êxodo 3:10. 4:19-23). No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. Não proveu de explicação (Êxodo 4:24-26). Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu a pestilência (Êxodo 9:3-6). Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25). Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3). O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26). Deus proibe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4). Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18). Proibição do assassinato (Êxodo 20:13). Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7). Proibição do roubo (Êxodo 20:15). Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22). Proibição da mentira (Êxodo 20:16) Deus permiti a mentira (I Reis 22:22) Você tem que julgar o próximo com justiça (Leviticus 19:15). Não julgue ninguém para não ser julgado (Mateus 7:1). Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29). Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10). Deus não pode mentir (Números 23:19). Deus deliberadamente enviou um "espírito" mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22). Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12). O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9). Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38). Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7). Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50). Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37). Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17). Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4). Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28). Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:28). Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32). Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39). Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15). Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20). David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9). Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43). Isaí teve sete filhos além de seu mais jovem, David (I Samuel 16:10.11). David foi o sétimo filho (I Crônicas 2:15). Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6). Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14). Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5). Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10). Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12). Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4). Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4). Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18). Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18). Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9). Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5). Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1). Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1). Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24). Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25). Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30). Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II Reis 23:29-30). Foram levados 5 homens dentre os mais íntimos do rei (II Reis 25:19-20). Foram levados 7 homens dentre os mais íntimos do rei (Jeremias 52:25-26). São citados os nomes de 10 pessoas que vieram com Zorobabel (Esdras 2:2) São citados os nomes de 11 pessoas que vieram com Zorobabel (Neemias 7:7) (Esdras 2:3 & Neemias 7:8) Estas passagens pretendem mostrar a quantidade de pessoas que voltaram do cativeiro babilônico. Compare o número para cada família: 14 deles discordam. A terra vai durar para sempre (Salmos 104:5) (Eclesiastes 1:4). A terra perecerá (II Pedro 3:10) (Hebreus 1:10-11). Deus fala a respeito de sacrifícios com os filhos de Israel libertos do egito (Levítico 1:1-9). Deus nega que houvesse dito algo sobre sacrifícios naquela ocasião (Jeremias 7:22). O filho não deve ser castigado pelo erro do pai, ou vice-versa (Deuteronômio 24:16) (Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4). Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9). Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão. A culpa passou de pai para filhos por diversas gerações (Romanos 5:12). Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16). Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23). O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12). O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27) Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13). Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27). São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20). Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9). Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias, que foi pai de Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12). Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11). Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16). Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27). Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19). Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36). Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12). Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12). Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30). Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11). Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10). Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28). Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42). Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14). O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-8). O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9). Quem crê no filho de Deus tem vida eterna (João 3:36). Quem ama a Deus e ao seu próximo tem vida eterna (Lucas 10:25-28). Quem guarda os 10 mandamentos tem vida eterna (Mateus 19:16-17). O sermão conteve 9 beatitudes (Mateus 5:3-11). O sermão conteve 4 beatitudes (Lucas 6:20-22). Jesus adquiriu Mateus como discípulo depois de acalmar a tempestade (Mateus 8:26). Jesus adquiriu Mateus(Levi) como discípulo antes de ter acalmado a tempestade (Marcos 2:14, 4:39) Obs: O contexto identifica Levi como outro nome para Mateus. Compare [Mateus 9:9-17] com [Marcos 2:14-22] e com [Lucas 5:27-39]. O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7). O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos judeus (Lucas 7:2-3,6-7). Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42). Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18). Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com sandálias (Marcos 6:8). Jesus lhes disse que não deveriam andar descalços (Mateus 10:10). Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42). Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47). Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2). A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2). A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29). A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21). Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37). Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30). Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47). Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7). Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7). Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo (Mateus 21:17-19). Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20) Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20) A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19). Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35). Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22). Jesus manda amarmos uns aos outros (João 13:34-35). Você não pode ser um discípulo de Jesus a menos que já tenha aborrecido seus pais, seus irmãos, seus filhos ou sua esposa (Lucas 14:26). Vestiram Jesus com um manto carmesin (Mateus 27:28). Vestiram Jesus com um manto púrpura (Marcos 25:17) (João 19:2). Após Pedro ter negado Jesus, o galo cantou pela segunda vez (Marcos 14:30,57-72). O galo só cantou uma vez (Lucas 22:34,60-61) (Mateus 26:34,69-74). ----------------------------------------------------------------- "Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor" - Colossenses 3:18 As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos. - I Pedro 3:1 Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar. - I Pedro 3:7 A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus. - I Coríntios 11:3 O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem. - I Coríntios 11:9 As mulheres devem ficar caladas nas assembléias de todas as igrejas dos santos, pois devem estar submissas, como diz a lei. - I Coríntios 14:34 Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará. - Números 5:20-27 Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte. - Deuteronômio 22:20-21 "É melhor alojar-se num canto do terraço, do que com mulher rixenta em casa espaçosa". - Provérbios 25:24 "Aquela que é verdadeiramente viúva e desamparada, põe em Deus a sua esperança e persevera, noite e dia, nas súplicas e nas orações. Aquela, porém, que se entrega aos prazeres, mesmo vivendo, está morta. " - I Timóteo 5:5-6 Que a mulher aprenda em silêncio, com total submissão. A mulher não poderá ensinar nem dominar o homem. - I Timóteo 2:11-12 O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja. Do mesmo modo que a igreja é submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo aos maridos. - Efésios 5:22-24 ------------------ Sobre as contradições; Há um tempo atrás enviei ela para um conhecido meu TJ, e não é que ele teve a pachorra de responder todas elas? Abaixo transcrevo o que ele me passou. Abraços Sacerdote. Na minha opinião, a intenção principal do autor não é nenhuma outra a não ser de confundir os leitores da Bíblia e denegrir a imagem do verdadeiro autor da Bíblia, o próprio Jeová Deus. Existem muitas pessoas neste mundo que tem interesse nisto, simplesmente por não desejarem se moldar às elevadas normas de moralidade expressas na Bíblia. Parece ser bem o caso do "ilustre" autor. Para mim, se cabe ao "ilustre" autor as descrições como 1 Timóteo 4: 1-2; 2 Timóteo 3: 13; 2 Pedro 2: 1-3; Atos 20: 30 Analise as indicações e tire suas próprias conclusões. Se precisar de mais informações, é só informar. Novas Contradições Bíblicas Os estudiosos calcularam que a Bíblia contém mais de duas mil contradições explícitas ou implícitas. Esta lista é somente uma pequena seleção. Obs: As contradições serão mais bem entendidas se houver o devido acompanhamento das passagens bíblicas citadas. Que estudiosos? Quando onde? A falta de fonte revela a falta de seriedade do autor. A Bíblia nos fala que toda a escritura foi inspirada por Deus (II Timóteo 3:16). Mas em alguns trechos é negada a inspiração divina (I Coríntios 7:6;5:12) (II Coríntios 11:17). R - Os textos mencionados não são uma negação de que a bíblia é inspirada. Leia você mesmo, tomando o cuidado de ler os versículos anteriores e posteriores. A impressão que me dá é que esta afirmação foi feita pensando que o leitor não faria a pesquisa dos textos. Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4). Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à inundação (Gênesis 7:23). Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33). R - Os gigantes mencionados em Números cap 13 não são os mesmos mencionados em Gênesis 6. Os Nefilins, mencionados em Gênesis foram de fato exterminados no Dilúvio. O relato de números 13: 33 foi apresentado por homens temerosos, que encontraram em Canaã homens de estatura muito elevada e em seu temor os apresentaram como sendo os terríveis nefilins. Veja it sob verbetes Nefilins, Anaquins e Gigante. - também my 8, 38 e 58. Deus diz para Noé que tudo o que se move e tem vida servirá de alimento para ele, e também toda a vegetação. Só não poderá comer da carne ainda com vida, ou seja, com sangue (Gênesis 9:3-4). Deus diz que nem todos os animais podem ser consumidos (Deuteronômio 14:7-20). R - Jeová disse a Noé, depois do Dilúvio, que, junto com a vegetação, ele podia usar como alimento todo animal movente que estava vivo. (Gên 9:3, 4) Mas, sob a Lei, os israelitas ficaram restritos a comer aqueles que eram definidos como animais limpos. - Simplesmente houve uma regulamentação mais específica de que carne comer. Veja it verbete Alimento. Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro (Gênesis 11:1,6-9). Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua própria língua (Gênesis 10:5). R - O capítulo 10 de Gênesis mostra o que é chamado de Tabela das Nações. O fato de estar colocado antes do relato sobre a confusão das línguas em Babel não significa que as pessoas antes já tivessem outros idiomas, mas simplesmente dá um breve relato das direções que os povos seguiram após a confusão das línguas. Gên 11: 1 torna bem claro que havia apenas um idioma na terra naquela época. Veja it sob verbete Idiomas. Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11). Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33). R - Jeová não é o responsável por surdez ou cegueira. it-3 659 Surdez -As palavras em Êxodo 4:11, onde Jeová refere a si mesmo como 'designando o surdo', não significam que ele seja responsável por todos os casos de surdez. No entanto, Jeová pode fazer com que alguém se torne literalmente surdo, mudo ou cego por um motivo ou propósito específico. O pai de João, o Batizador, foi tornado temporariamente mudo por não ter crido. (Lu 1:18-22, 62-64) Deus pode também 'designar' que pessoas se tornem espiritualmente surdas por deixá-las permanecer neste estado quando o querem assim. - Veja Is 6:9, 10. w99 1/5 28 "Quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?" - Êxodo 4:11. Significa então que Deus é culpado de todas as deficiências que as pessoas sofrem? Não. Isso não estaria em harmonia com a personalidade de Deus. A Bíblia nos diz que "cada criação de Deus é excelente". (1 Timóteo 4:4) Ele não tem culpa se alguém nasce cego, mudo ou surdo. Deus deseja apenas o que é bom para sua criação, porque ele é a Fonte de 'toda boa dádiva e de todo presente perfeito'. - Tiago 1:17. Foram os nossos primeiros pais, Adão e Eva, que escolheram se rebelar contra Deus, perdendo a perfeição e, conseqüentemente, a capacidade de gerar filhos perfeitos. (Gênesis 3:1-6, 16, 19; Jó 14:4) À medida que seus descendentes se casaram e tiveram filhos, mais e mais imperfeições, incluindo deficiências físicas, começaram a se manifestar entre os seres humanos. Embora Jeová Deus não tenha causado isso, ele permitiu que acontecesse. Por isso, podia falar de si mesmo como 'designando' o mudo, o surdo e o cego. Veja mais informações em it, verbetes Cegueira e Surdez. Deus envia Moisés para o egito resgatar os filhos de Israel (Êxodo 3:10. 4:19-23). No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. Não proveu de explicação (Êxodo 4:24-26). R - Se Jeová realmente desejasse matar Moisés, quem o teria impedido? Veja maiores explicações abaixo: *** w76 15/1 63-4 Perguntas dos Leitores *** Acho difícil de entender Êxodo 4:24-26, sobre a circuncisão do filho de Moisés. A vida de quem estava em perigo e o que ocorreu? Esta passagem aparece no relato sobre a volta de Moisés ao Egito, acompanhado de sua esposa Zípora. Êxodo 4:24-26 reza literalmente: "Ora, sucedeu na estrada, na pousada, que Jeová [quer dizer, o anjo de Jeová] foi encontra-lo e procurava um modo de entregá-lo à morte. Por fim, Zípora tomou uma pederneira e cortou o prepúcio de seu filho, e fez que tocasse nos pés dele e disse: É porque és para mim um noivo de sangue.' Por conseguinte, ele o largou. Naquele tempo ela disse: 'Noivo de sangue', por causa da circuncisão." Esta passagem é obscura, e não podemos no presente ser conclusivos sobre o seu significado total. Outros textos, porém, lançam considerável luz sobre ele. Por isso oferecemos a seguinte sugestão: A lei dada anteriormente a Abraão com respeito a circuncisão dizia: "E o macho incircunciso, que não fizer circuncidar a carne de seu prepúcio, sim, esta alma terá de ser decepada do seu povo. Violou o meu pacto." (Gen. 17:14) Acontece que não era Moisés, mas seu filho quem era incircunciso, sendo evidentemente a vida do menino a ameaçada pelo anjo de Jeová. Por outro lado, também, Moisés recebera uma comissão divina da parte de Deus, por meio de seu anjo, para levar os israelitas para fora do Egito. (Êxo. 3:10) De modo que não parece razoável concluir que o próprio Moisés fosse ameaçado de morte por um anjo de Deus, enquanto Moisés estava em caminho para cumprir esta comissão. Era o anjo de Jeová quem tinha o poder de Deus para matar o filho de Moisés, por não estar em harmonia com o pacto da circuncisão. Logicamente, pois, Zípora faria com que o prepúcio, a evidência de ter cumprido o pacto, tocasse nos pés do anjo e assim mostrasse que não havia mais motivo para o filho dela morrer. A expressão incomum de Zípora: "És para mim um noivo de sangue", evidentemente se devia a que a circuncisão envolvia um pacto. O autor deste pacto era Jeová Deus, representado ali pelo seu anjo. Portanto, dirigir-se Zípora a Jeová, por meio de seu anjo representativo, chamando-o de "noivo de sangue", não parece ter sido em tom crítico, mas sim em reconhecimento da própria submissão dela, então, aos termos deste pacto. Era como se aceitasse a posição de esposa no pacto de circuncisão, sendo Jeová Deus o marido. Com este ato de obediência ao requisito correto de Deus, a vida de seu filho não estava mais em perigo Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu a pestilência (Êxodo 9:3-6). Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas eles já não haviam morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25). R - O texto de Êxodo 9: 3-6 não diz que nenhum animal dos egípcios sobreviveu à forte pestilência. Obviamente alguns sobreviveram e foram mortos pela saraiva.. Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3). O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26). R - Veja resposta em it, verbete Jeová, subtopico "Emprego Inicial do Nome e Seu Significado" Deus proibe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4). Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18). R - Veja resposta em it, verbete idolatria. Proibição do assassinato (Êxodo 20:13). Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7). R - Sim, Jeová proibiu o assassinato, mas não execuções de inimigos ou de condenados por crimes capitais. Veja it, verbete Assassínio. Proibição do roubo (Êxodo 20:15). Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22). R - Por favor, leia bem o texto de Êxodo 3: 21-22 em qualquer versão da Bíblia que você seja capaz de encontrar e me diga se o texto diz que era para roubar os egípcios. Eles pegariam sim alguma coisa do Egito, uma justa compensação por terem trabalhado tanto tempo como escravos. Proibição da mentira (Êxodo 20:16) Deus permiti a mentira (I Reis 22:22) R - Observe bem o contexto, dos versículos 1 ao 28. - É super fácil entender que Jeová estava advertindo claramente aos reis Acabe e Jeosafá que eles estavam sendo enganado por seus falsos profetas. Mesmo assim eles preferiram acreditar nas mentiras. * Você tem que julgar o próximo com justiça (Leviticus 19:15). Não julgue ninguém para não ser julgado (Mateus 7:1). R - Texto abaixo ajuda a entender a questão - Veja também it Verbetes Justiça, Juízo, Lei, Causa Jurídica e Tribunal de Justiça. *** w75 1/8 476-8 Há ocasião para julgar? *** "PARAI de julgar, para que não sejais julgados", disse Jesus Cristo a uma multidão de ouvintes. (Mat. 7:1) Queria com isso excluir toda espécie de julgamentos? Ou há ocasiões em que é inteiramente correto julgar, sem se cair sob o julgamento adverso de Deus? A Bíblia indica definitivamente que dentro da congregação do povo devoto de Deus surgem situações que exigem que se faça um julgamento. Por exemplo, talvez se requeira que os anciãos julguem concrentes que ficaram envolvidos em séria transgressão. (1 Cor. 6:1-6) Precisam decidir se tais transgressores estão realmente arrependidos e desejosos de viver em harmonia com os princípios bíblicos. No caso dos impenitentes, os anciãos precisam acatar a ordem bíblica: "Removei o homem iníquo de entre vós." - 1 Cor. 5:13. Pode-se notar, porém, que os anciãos ao julgarem alguém como transgressor impenitente, agem em harmonia com um julgamento já expresso na Palavra de Deus. Não fazem um julgamento pessoal, baseado nas suas próprias opiniões. Fazerem isso seria perigoso, abrindo o caminho para preconceitos pessoais influenciarem suas decisões. Outro ponto em que os anciãos precisam fazer uma avaliação é quando irmãos cristãos se habilitam para servir como servos ministeriais ou anciãos na congregação. Novamente, a avaliação feita não se deve basear em conceitos pessoais, mas na Palavra de Deus. Os anciãos precisam certificar-se de que os recomendados ou os que atualmente servem estejam à altura das qualificações bíblicas. Portanto, se os anciãos tiverem individualmente quaisquer reservas sérias, baseadas na Bíblia, devem ter a coragem de expressá-las, mesmo que a pessoa, cujas qualificações estão em consideração, esteja presente. Às vezes, alguns talvez se refreiem porque a maioria já se expressou a favor de certa recomendação. Mas isto não é sábio. Talvez os outros não saibam de certos fatores que teriam definitivamente influência sobre se a pessoa está realmente à altura dos requisitos bíblicos para os encarregados de responsabilidade. Ou talvez as reservas que se tenha podem ser esclarecidas pela consideração adicional. De qualquer modo, é muito melhor deixar que a consciência treinada pela Bíblia fale do que mais tarde lamentar ter-se refreado, porque a recomendação mostrou não ter sido sábia. - 1 Tim. 5:22. Em alguns casos, cristãos individuais precisam decidir se certas pessoas na congregação são boa companhia para eles mesmos ou para seus filhos. (1 Cor. 15:33) Ao fazerem isso, devem certificar-se de que se deixem guiar pelo julgamento já expresso na Bíblia e que não sejam motivados pelo egoísmo. Nenhum cristão, nem mesmo um ancião, está autorizado a fazer um julgamento segundo as suas próprias normas. O apóstolo Paulo, na sua carta à congregação em Tessalônica, considerou este assunto de cuidar de situações que envolvem pessoas as quais mostram um espírito errado. Alguns na congregação eram preguiçosos; aproveitavam-se da hospitalidade de seus irmãos cristãos e intrometiam-se em assuntos que não eram da conta deles. (2 Tes. 3:11, 12) Paulo escreveu sobre a atitude dos membros individuais da congregação para com alguém que persiste em tal proceder: "Tomai nota de tal, parai de associar-vos com ele, para que fique envergonhado. Contudo, não o considereis como inimigo, mas continuai a admoestá-lo como irmão." - 2 Tes. 3:14, 15. Tomar alguém nota de outro, com quem não se deve associar de modo social, decididamente requer avaliá-lo ou julgá-lo. Mas, tal avaliação mostra bom critério, visto que é motivada pelo desejo de ajudar a pessoa a mudar de proceder. Ao mesmo tempo, protege os que param de se associar com ele contra sofrerem a influência errada. Em especial, os pais precisam dar consideração a isso, ao ajudarem seus filhos a reconhecer que mesmo na congregação pode haver alguns que, por serem muito influenciados pelo mundo na atitude, fala e ação, não são bons companheiros. No entanto, quando o cristão julga segundo as suas próprias normas, realmente faz uma avaliação não autorizada do valor de alguém como pessoa. Ao presumir julgar segundo as suas próprias normas, coloca-se numa situação séria perante Deus. O discípulo Tiago salientou isso, dizendo: "Quem falar contra um irmão ou julgar seu irmão fala contra a lei e julga a lei. Ora, se tu julgas a lei, não és cumpridor da lei, mas juiz. Há um que é legislador e juiz, aquele que é capaz de salvar e de destruir. Mas tu, quem és tu para julgares o teu próximo?" - Tia. 4:11, 12. Tiago podia corretamente usar tal linguagem forte, porque os cristãos são mandados a amarem seus irmãos. (Tia. 2:8; 1 João 3:14-17) Ora, seria amoroso falarem contra seus irmãos, julgarem as ações deles, seus motivos e sua maneira de viver, segundo uma norma diferente da encontrada na Bíblia? Certamente que não. Antes, os que julgam assim colocam-se acima da lei do amor dada por Deus. (Mat. 22:36-40; Rom. 13:8-10) Seria 'julgar a lei' como não sendo para eles. O que pode induzir alguém a ficar envolvido em julgar erroneamente seus irmãos? Talvez imponha a eles sua consciência em assuntos estritamente pessoais. Talvez faça de seu próprio critério e modo de fazer as coisas a base para julgar o mérito e as motivações deles. Com isso, desconsidera que as pessoas são muito diferentes e têm diferentes necessidades, gostos e aversões. Por isso é vital cuidar de não ter uma opinião elevada de si mesmo. Nenhum homem imperfeito pode arvorar-se como norma para julgar outros. Os cristãos são também aconselhados a não julgarem os incrédulos como pessoas. O apóstolo Paulo lembrou aos cristãos em Corinto que "Deus julga os de fora". (1 Cor. 5:13) O povo devoto de Deus não tem direito de sentenciar os de fora da congregação ou impor-lhes uma punição. A admoestação que se aplica aos cristãos é: "Não vos vingueis, amados, mas cedei lugar ao furor; pois está escrito: 'A vingança é minha; eu pagarei de volta, diz Jeová." - Rom. 12:19. Neste respeito, os cristãos podem seguir o bom exemplo do arcanjo Miguel. Ao disputar com o Diabo o cadáver de Moisés, Miguel "não se atreveu a lançar um julgamento contra ele em termos ultrajantes, mas disse: 'Jeová te censure.'" (Jud. 9) Assim, Miguel mostrou devido respeito e consideração pela posição de Jeová, qual Juiz Supremo. Além disso, os cristãos não devem julgar os outros como sendo pecadores demais para merecerem ouvir as "boas novas" do reino de Deus. Sabem que é do desejo de Deus que todos os homens, se apenas quiserem, venham a obter conhecimento exato da verdade e obtenham a salvação. (1 Tim. 2:3, 4) Portanto, devem mostrar seu amor ao próximo de modo imparcial, por fazerem todo empenho de levar a todos a mensagem consoladora contida na Bíblia. Torna-se claro, pois, que os cristãos podem fazer julgamentos ou avaliações sérios com referência a pessoas apenas quando o fazem baseados na Bíblia. Estribar-se na sua própria opinião ou preferência poderia resultar em serem julgados adversamente pelo Juiz Supremo, Jeová Deus. Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29). Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10). R - De fato, Jeová não se arrepende de nada. Para entender os textos da segunda sentença, veja it verbete Arrependimento, principalmente subtópico "Como pode Deus, que é perfeito, "deplorar" algo?" Deus não pode mentir (Números 23:19). Deus deliberadamente enviou um "espírito" mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22). Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12). O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9). R - quanto às duas primeiras sentenças, já foram abrangidas três perguntas atrás. Quanto à terceira, sobre o texto de 2 Tessalonicenses, em primeiro lugar quero dizer que dá para entender muito claramente que o "ilustre" autor deste texto só pode mesmo ser um grande cretino (Desculpe a expressão mas é que já estou irritado com este sujeito). Basta ler o contexto, começando o versículo 9 para entender que é Satanás o Diabo, pai da mentira, que faz com que as pessoas acreditem em mentiras. Deus permite que eles acreditem, já qu e é isto que eles querem, e não a verdade. (O "ilustre" autor deste texto certamente está entre os que não querem aceitar a verdade). Quanto ao último, sobre Ezequiel, também basta ler o contexto para entender que se referia a falsos profetas, os quais eram reputados como sendo profetas de Jeová, e quando suas profecias não davam certo, elas culpavam a Jeová. Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para Salmona e Finon (Números 33:38). Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad e Jetebata (Deuteronômio 10:6-7). Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50). R - Ninguém pode afirmar exatamente onde ficavam Hor e Mosera, mas pelo que parece, Hor é um monte que ficava em Mosera. Veja it, verbetes Hor e Moserá Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37). Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17). R - Temos de amar e temer a Deus. Temer a Deus não significa ter medo dele, mas sim temer desagrada-lo. Veja it verbetes Amor e Temor. Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4). Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28). R - Jeová escreveu as duas - veja it, verbete Dez Palavras Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para sempre (Josué 8:28). Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32). R - A versão Matos Soares traduz de uma forma que diz "para sempre" , a João Ferreira de Almeida diz "Até o dia de Hoje" - Nenhuma indicação bíblica sugere que a assolação da cidade seria eterna. A Tradução do novo mundo também traduz de uma maneira que não indica isto. Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39). Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15). R - Existem aparentemente dois relatos a respeito da primeira conquista de Debir por Israel, como parte das operações militares de Josué. O primeiro relato registra simplesmente a aniquilação da população de Debir. (Jos 10:38, 39) O segundo, em Josué 11:21-23, é provavelmente uma recapitulação da mesma conquista (visto que o versículo 18 Þde Jos 11Ü se refere aos "muitos dias que Josué travou guerra com todos estes reis"), ao mesmo tempo fornecendo a informação adicional de que Josué "decepou os anaquins . . . de Debir" e de outras cidades. Esta informação suplementar talvez tenha sido incluída para mostrar que mesmo os anaquins, de elevada estatura, que haviam infundido tanto medo no coração dos espias de Israel mais de 40 anos antes (Núm 13:28, 31-33; De 9:2), não se mostraram invulneráveis - Veja mais informações no it, verbete Debir. Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20). David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9). Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43). R - Nenhum dos dois primeiros relatos dá margem a entender que os amalequitas tenham sido completamente exterminados. Referem-se basicamente ao povo de amaleque que saíram à peleja contra Saul e Davi. Veja it, verbete Amaleque e Amalequitas. Isaí teve sete filhos além de seu mais jovem, David (I Samuel 16:10.11). David foi o sétimo filho (I Crônicas 2:15). R - Jessé (Isaí) tornou-se pai de oito filhos, um dos quais, pelo que parece, morreu antes de gerar quaisquer filhos, o que pode explicar a omissão de seu nome nas genealogias de Crônicas. (1Sa 16:10, 11; 17:12; 1Cr 2:12-15) - Veja it, verbete Jessé. Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6). Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14). R - Na parte final de sua vida, Saul voltou-se para o espiritismo. Não procurava a Jeová de uma maneira legítima. Veja it, verbete Saul. Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5). Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10). Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12). R - Note bem como o "Ilustre" autor deste texto não faz nenhum esforço para entender uma situação tão simples: Saul de fato se matou, ao final de uma batalha contra os filisteus. O jovem amalequita foi relatar o caso a Davi, atribuindo à si mesmo a morte de Saul, já que era de conhecimento público que Saul havia procurado seguidamente matar a Daví e com isto o jovem amalequita deve ter procurado ganhar o favor de Davi. Obviamente, o amalequita estava mentindo. Visto que o suicídio de Saul ocorreu no final de uma batalha contra os filisteus, podia-se dizer que os filisteus o golpearam, pois se não fosse iminente a morte de Saul às mãos dos filisteus, ele não teria tirado a própria vida. Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4). Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4). Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II Samuel 10:18). Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18). R - Em Helão, as forças de Hadadezer, sob o comando de Sobaque (Sofaque), enfrentaram as de Davi e foram derrotadas. Logo depois disso, os vassalos de Hadadezer fizeram paz com Israel. (2Sa 10:17-19; 1Cr 19:17-19) No conflito, foram mortos 40.000 cavaleiros sírios. Talvez, a fim de escapar através de terreno escarpado, estes cavaleiros tivessem desmontado e assim fossem mortos como soldados de infantaria. Isto explicaria por que são chamados de "cavaleiros" em 2 Samuel 10:18 e de "homens a pé" em 1 Crônicas 19:18. A diferença no número de sírios, condutores de carros, mortos na batalha, usualmente é atribuída a um erro de escriba, considerando-se correto o número menor de 700 condutores de carros. Davi capturou também muitos dos cavalos, cavaleiros, carros e soldados de infantaria de Hadadezer. A diferença no número destes, em 2 Samuel 8:4 e 1 Crônicas 18:4, pode ter surgido por erro de escriba. Na Septuaginta grega, ambas as passagens indicam 1.000 carros e 7.000 cavaleiros capturados, de modo que 1 Crônicas 18:4 talvez preserve a versão original. No entanto, pode-se notar que aquilo que se costuma encarar como erros de escriba, no relato do conflito de Davi com Hadadezer, talvez simplesmente reflita outros aspectos da guerra ou modos de cálculo diferentes. Para mais informações, veja it, verbete Hadadezer. Israel dispõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9). Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5). R - A contagem revelou que Israel dispunha de 1.100.000 homens, e Judá de 470.000, segundo o relato de 1 Crônicas 21:5. O relato de 2 Samuel 24:9 diz que havia 800.000 homens em Israel, e 500.000 homens em Judá. Alguns crêem que haja algum erro de cópia. Mas não convém atribuir ao relato um erro quando não se entendem plenamente as circunstâncias, os métodos de cômputo, e assim por diante. Os dois relatos podem ter computado os números através de enfoques diferentes. Por exemplo, é possível que os membros do exército efetivo e/ou de seus oficiais tenham sido computados, ou omitidos. E diferentes métodos de cômputo podem ter causado uma variação na listagem de certos homens, quanto a se eles se achavam sob Judá ou sob Israel. Em 1 Crônicas, capítulo 27, encontramos o que pode ser um exemplo disso. Alistam-se 12 divisões a serviço do rei, citando-se nominalmente todas as tribos, exceto Gade e Aser, e citando-se Levi e as duas meias-tribos de Manassés. Isto talvez tenha ocorrido porque os homens de Gade e de Aser se achavam incluídos sob outros cabeças naquela época, ou por outros motivos não declarados. - Veja it, verbete registro. Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1). Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1). R - Em qualquer versão da bíblia, o texto de 1 Crônicas é bem claro ao dizer que foi Satanás quem incitou Daví a fazer o censo. Quanto ao Texto de 2 Samuel, se a pessoa estiver disposta a torcer os fatos (como parece ser o caso do "ilustre" autor desta questão) e usar por exemplo a versão Matos Soares, pode até dar margem a entender que foi Jeová quem fez isto. A Tradução do Novo Mundo ajuda a entender melhor. Veja it, verbete Registro. Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24). Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25). R - O registro em 2 Samuel 24:24 mostra que Davi comprou a eira e o gado por 50 siclos de prata (US$ 110). No entanto, o relato em 1 Crônicas 21:25 fala de Davi ter pago 600 siclos de ouro (c. US$ 77.000) pelo lugar. O escritor de Segundo Samuel trata apenas da compra, conforme ela se relaciona com a localização do altar e com os materiais para o sacrifício então feito, e, assim, parece que o preço de compra mencionado por ele se restringia a tais coisas. Por outro lado, o escritor de Primeiro Crônicas considera os assuntos segundo relacionados com o templo mais tarde construído neste lugar, e associa a compra com essa construção. (1Cr 22:1-6; 2Cr 3:1) Visto que a área toda do templo era muito ampla, parece que a soma de 600 siclos de ouro se aplica à compra desta grande área, em vez de à pequena parte necessária para o altar inicialmente construído por Davi. - Veja mais detalhes em it, verbete Araúna. Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para Jerusalém (II Reis 23:29-30). Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem para Jerusalém, onde veio a falecer (II Reis 23:29-30). R - Observe que para as duas sentenças o "Ilustre" autor do texto citou os mesmos versículos da Bíblia. Acredito que na segunda sentença ele na verdade queria dizer 2 Crônicas 35: 20-24, que é o relato paralelo. Note bem que o texto não diz que ele faleceu em Jerusalém. Ele provavelmente faleceu ainda em Megido, após ter dado a ordem para ser levado à Jerusalém ou no caminho para lá, ou talvez logo na chegada, de forma que se podia dizer que ele faleceu em Megido. Veja it, verbete Josias. Foram levados 5 homens dentre os mais íntimos do rei (II Reis 25:19-20). Foram levados 7 homens dentre os mais íntimos do rei (Jeremias 52:25-26). São citados os nomes de 10 pessoas que vieram com Zorobabel (Esdras 2:2) São citados os nomes de 11 pessoas que vieram com Zorobabel (Neemias 7:7) R - Pode ter ocorrido uma diferença nos critérios de contagem dos dois autores. Veja artigo anexado ao final deste texto. (Esdras 2:3 & Neemias 7:8) Estas passagens pretendem mostrar a quantidade de pessoas que voltaram do cativeiro babilônico. Compare o número para cada família: 14 deles discordam. R - As traduções que eu consultei citam os mesmos números nos dois versículos - Não entendi o que o "ilustre" autor quis dizer. - Se você entender me informe. A terra vai durar para sempre (Salmos 104:5) (Eclesiastes 1:4). A terra perecerá (II Pedro 3:10) (Hebreus 1:10-11). R - Salmos e Eclesiastes estão falando da terra literal, que vai durar para sempre mesmo - Hebreus usa uma figura de linguagem mostrando a permanência da palavra de Deus, como se fosse mais fácil a terra acabar do que mudar as palavras de Jeová. 2 Pedro fala da terra em sentido figurativo, sobre a sociedade humana, e isto é fácil de discernir, já que fala também do céu passar. Veja it, verbete Terra. Deus fala a respeito de sacrifícios com os filhos de Israel libertos do egito (Levítico 1:1-9). Deus nega que houvesse dito algo sobre sacrifícios naquela ocasião (Jeremias 7:22). R - Leia todo o capítulo 7 de Jeremias - Verificará sem dificuldade que o povo de Israel havia desvirtuado completamente as orientações sobre sacrifícios, inclusive ao ponto de oferecer sacrifícios humanos, coisa que Jeová jamais havia ordenado (veja bem os versículos 30 e 31) - Não era isto que Jeová havia falado sobre sacrifícios. O filho não deve ser castigado pelo erro do pai, ou vice-versa (Deuteronômio 24:16) (Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4). Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5) (Deuteronômio 5:9). Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão. A culpa passou de pai para filhos por diversas gerações (Romanos 5:12). R - Por que parecem ser contraditórios esses textos? Porque são tirados do contexto. Examine a matéria circundante e o cenário. Neste caso, torna-se óbvio que quando Deus mencionou a punição como vindo não apenas sobre os pais, como também sobre seus filhos e netos, ele falava sobre o que resultaria aos israelitas como nação, caso pecassem contra ele e fossem levados ao cativeiro. Por outro lado, ao dizer que um filho não seria responsabilizado pelo erro de seu pai, ele referia-se à responsabilidade individual. Veja W 88 ½ pag 6 Quanto ao texto de Romanos, não quer dizer que todos os homens são culpados pelo pecado de Adão, apenas esclarece o motivo de haver morte no mundo. - Herdamos a pecaminosidade, e todos pecam, levando a morte. Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16). Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23). R - Foi predito que Jesus seria descendente de Davi, e ele o era, tanto por parte de pai como por parte de mãe. Mateus e Lucas descrevem a genealogia, um por parte de pai, outro por parte de mãe. Veja it, verbete genealogia. Todas as perguntas do bloco abaixo parecem se referir às aparentes discrepâncias entre as genealogias alistadas por Mateus e Lucas - Para entender em maiores detalhes, veja it, verbete Genealogia de Jesus Cristo - Tem mais explicação no final do bloco. O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12). O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27) Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13). Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27). São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e nem Abiud estão entre eles (I Crônicas 3:19-20). Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9). Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias, que foi pai de Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12). Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11). Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16). Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27). Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19). Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36). Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12). Certos textos indicam que Jeconias (o Rei Joaquim) foi o pai carnal de Sealtiel. (1 Crônicas 3:16-18; Mateus 1:12) Mas o evangelista Lucas chamou Sealtiel de "filho de Néri". (Lucas 3:27) Parece que Néri deu sua filha a Sealtiel por esposa. Visto que os hebreus costumavam referir-se ao genro como filho, especialmente nas listas genealógicas, Lucas podia corretamente chamar Sealtiel de filho de Néri. De modo similar, Lucas chamou José de filho de Eli, o qual realmente foi o pai de Maria, esposa de José. - Lucas 3:23. Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12). Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30). Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11). Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10). Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28). R - Definitivamente, ninguém viu Deus. Veja it, verbete Jeová, subtopico Descrições da sua Presença. Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão (Marcos 1:29,40-42). Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus 8:2-3,14). R - Eram ocasiões diferentes - E não faltavam leprosos para serem curados. O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar alto para ver todos os reinos do mundo (Mateus 4:5-8). O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do templo (Lucas 4:5-9). R - Lucas compilou seu evangelho com base em informações levantadas com os apóstolos. Embora os dois relatem o acontecimento, Lucas pode ter colocado fora da ordem cronológica. Veja artigo anexo no final do texto. Quem crê no filho de Deus tem vida eterna (João 3:36). Quem ama a Deus e ao seu próximo tem vida eterna (Lucas 10:25-28). Quem guarda os 10 mandamentos tem vida eterna (Mateus 19:16-17). R - Quanto à terceira sentença, Jesus não estava se referindo meramente aos 10 mandamentos, veja o contexto. Os requisitos mencionados nas duas primeiras sentenças são verdadeiros. O sermão conteve 9 beatitudes (Mateus 5:3-11). O sermão conteve 4 beatitudes (Lucas 6:20-22). R - Os evangelistas tinham autonomia para relatar os acontecimentos de acordo com suas experiências. Alguns frisaram alguns aspectos mais que outros. Jesus adquiriu Mateus como discípulo depois de acalmar a tempestade (Mateus 8:26). Jesus adquiriu Mateus(Levi) como discípulo antes de ter acalmado a tempestade (Marcos 2:14, 4:39) Obs: O contexto identifica Levi como outro nome para Mateus. Compare [Mateus 9:9-17] com [Marcos 2:14-22] e com [Lucas 5:27-39]. R - Marcos compilou seu evangelho com base em informações levantadas com os apóstolos. Embora os dois relatem o acontecimento, Marcos pode ter colocado fora da ordem cronológica. Veja artigo anexo no final do texto. O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7). O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos judeus (Lucas 7:2-3,6-7). R - Quando o prefeito de uma cidade ordena que uma obra seja feita, o que entendem as pessoas ao ver a obra completa? Que a obra é do prefeito, ou dos empregados que a fizeram? Similarmente, Mateus relata como o centurião fazendo o pedido a Jesus, ao passo que Lucas dá mais detalhes do acontecimento completo. Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42). Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18). R -Leia você mesmo e tire a conclusão. Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com sandálias (Marcos 6:8). Jesus lhes disse que não deveriam andar descalços (Mateus 10:10). R - Idem acima. Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II Coríntios 5:10) (Atos 10:42). Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47). Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2). R - Este assunto de julgamento já foi tratado neste mesmo lote, marquei a pergunta com um "*" - deve estar na terceira página. A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2). A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29). R - Mateus fala em 6 dias, Lucas fala cerca de 8 dias. Possivelmente Mateus citou a quantidade de dias completos decorridos, ao passo que Lucas pode ter incluído as frações dos dias em que Jesus disse as palavras e o dia em que efetivamente ocorreu a transfiguração. (lembre-se que os dias judaicos iniciavam ao por do sol) - Veja também texto no final do lote. A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao seu lado no reino (Mateus 20:20-21). Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37). R - Quando o prefeito de uma cidade ordena que uma obra seja feita, o que entendem as pessoas ao ver a obra completa? Que a obra é do prefeito, ou dos empregados que a fizeram? Similarmente, Marcos relata como os filhos fazendo o pedido a Jesus, ao passo que Mateus dá mais detalhes do acontecimento completo. Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30). Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego (Marcos 10:46-47). R - Eram dois cegos, mas pelo visto, um deles tomava a dianteira em falar, de forma que Marcos deu mais destaque a ele no seu relato. Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da aldeia de Bethfagé (Mateus 21:2-7). Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7). R - Havia uma profecia indicando que o Messias entraria num jumentinho. Mateus foi mais abrangente, falando também da mãe do jumentinho, mas Marcos foi mais específico ao mencionar apenas o jumentinho, que era o animal principal no acontecimento. Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo (Mateus 21:17-19). Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20) R - Acho que o "ilustre" autor escreveu isto sem esperar que o leitor lesse os contextos. É só ler os relatos de Mateus 21:15-23 e Marcos 11: 11-15 para enter que isto ocorreu entre um dia em que ele deixou o tempo e outro em que ele entrou no templo. Um dia após Jesus ter amaldiçoado a figueira, os discípulos notaram que ela havia secado (Marcos 11:14-15,20) A figueira secou imediatamente após a maldição ser posta (Mateus 21:19). R - O relato de Marcos simplesmente fala a respeito de o dia seguinte, quando eles passaram e viram a figueira, não quer dizer que ela não estivesse seca desde o dia anterior, como relatou Mateus. Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35). Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22). R - Trata-se da mesma pessoa, veja it verbetes Zacarias 12 e Baraquias. Jesus manda amarmos uns aos outros (João 13:34-35). Você não pode ser um discípulo de Jesus a menos que já tenha aborrecido seus pais, seus irmãos, seus filhos ou sua esposa (Lucas 14:26). R - Esta pergunta já foi abrangida num lote anterior. Veja gt 84 Vestiram Jesus com um manto carmesin (Mateus 27:28). Vestiram Jesus com um manto púrpura (Marcos 25:17) (João 19:2). R - Segundo Marcos (15:17) e João (19:2), os soldados cobriram Jesus com uma roupa púrpura. Mas Mateus (27:28) chamou-a de "manto escarlate", destacando a cor vermelha. Visto que a púrpura é qualquer cor que tenha por componentes tanto o vermelho como o azul, Marcos e João concordam em que o manto tinha coloração vermelha. O reflexo da luz e o fundo podem ter dado diferentes nuanças à roupa, e os escritores dos Evangelhos mencionaram a respectiva cor que se destacava mais para eles, ou para aqueles de quem obtiveram a informação. A pequena variação mostra a individualidade dos escritores e prova que não houve conluio. Após Pedro ter negado Jesus, o galo cantou pela segunda vez (Marcos 14:30,57-72). O galo só cantou uma vez (Lucas 22:34,60-61) (Mateus 26:34,69-74). R - Segue algumas informações retiradas do it - mas veja o artigo completo no it sob o verbete Galo, canto do. *** it-2 178 Galo, Canto do *** Outros apontam uma aparente contradição nos quatro relatos, visto que Mateus, Lucas e João mencionam apenas um canto de galo, ao passo que Marcos cita Jesus como dizendo: "Deveras, eu te digo: Hoje, sim, esta noite, antes de o galo cantar duas vezes, até mesmo tu me terás repudiado três vezes." Ele repetiu esta declaração ao relatar o que aconteceu mais tarde. - Mr 14:30, 72. Evidentemente, em vez de ser uma contradição, a questão é que um escritor fornece um relato mais pormenorizado do que os outros. O incidente envolve Pedro, e visto que Marcos era seu companheiro chegado, durante algum tempo, e, sem dúvida, escreveu seu relato evangélico com a ajuda de Pedro, ou à base do testemunho dele, é razoável que o relato de Marcos seja mais pormenorizado. (Em outras ocasiões, Mateus forneceu a descrição mais pormenorizada de certos eventos, conforme se vê numa comparação de Mt 8:28 com Mr 5:2 e Lu 8:27, e de Mt 20:30 com Mr 10:46 e Lu 18:35.) Assim, ao passo que Marcos citou a declaração de Jesus, a respeito de o galo cantar duas vezes, os outros três escritores mencionaram apenas o segundo e último canto, que induziu Pedro a se entregar ao choro; mas com isto não negaram ter havido um anterior canto do galo. TEXTO ADICIONAL PARA CONSIDERAÇÃO *** w88 1/2 5-7 Será que a Bíblia se contradiz? *** Será que a Bíblia se contradiz? "É IMPOSSÍVEL que Deus minta", diz a Bíblia. (Hebreus 6:18) Portanto, como poderia seu livro estar cheio de flagrantes incoerências e significativas discrepâncias e, ainda assim, ser chamado de Palavra de Deus? Não poderia. 'Por que, então, existem as discrepâncias?', você talvez pergunte. Como seria de esperar de um livro que durante séculos foi trabalhosamente copiado a mão, e que teve de ser traduzido para os idiomas comuns da época, algumas diferenças de cópia se infiltraram. Mas, nenhuma delas é de tal magnitude e peso a ponto de lançar dúvida quanto à inspiração e à autoridade da Bíblia como um todo. Através de exame minucioso, pode-se demonstrar que as aparentes contradições têm uma explicação honesta. Em muitos casos, pessoas que dizem que a Bíblia se contradiz não fizeram elas mesmas uma investigação cabal, mas, simplesmente aceitam essa opinião que lhes é impingida por aqueles que não querem crer na Bíblia ou ser governados por ela. "Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação", acautela a Bíblia em Provérbios 18:13. Às vezes, alguns objetam ao fato de que os escritores bíblicos nem sempre parecem concordar em assuntos relativos a dados, ordem dos acontecimentos, fraseado das citações, e assim por diante. Mas, considere: Se você pedisse a várias testemunhas oculares de um acontecimento que escrevessem o que viram, será que todos os relatos seriam absolutamente coincidentes no fraseado e nos detalhes? Se realmente fossem, não suspeitaria de que houve conluio entre os escritores? Da mesma maneira, Deus permitiu que os escritores bíblicos conservassem o seu estilo e linguagem próprios, ao passo que cuidou de que as Suas idéias e os fatos pertinentes fossem transmitidos com exatidão. Citações de escritos anteriores podem ser levemente alteradas da declaração original, para atingir as necessidades e o objetivo do novo escritor, ainda assim retendo o sentido e o pensamento básicos. O mesmo se pode dizer quanto a conjuntos de acontecimentos. Um escritor talvez siga uma estrita ordem cronológica, ao passo que outro talvez aliste os acontecimentos segundo a ligação deles com as idéias. As omissões se dariam igualmente segundo o ponto de vista do escritor e o seu resumo do relato. Assim, Mateus falou a respeito de dois cegos terem sido curados por Jesus, ao passo que Marcos e Lucas mencionaram apenas um. (Mateus 20:29-34; Marcos 10:46; Lucas 18:35) O relato de Mateus não é contraditório. Ele é simplesmente mais específico quanto ao número, ao passo que Marcos e Lucas se restringem ao homem a quem Jesus dirigiu diretamente a palavra. Havia também diferentes métodos de computar o tempo. A nação judaica usava dois calendários - o calendário sagrado e o secular, ou agrícola - cada qual começando num diferente período do ano. Escritores que divergem quanto ao mês e ao dia ao se referirem a um mesmo acontecimento poderiam estar simplesmente usando calendários diferentes. Visto que os escritores orientais raramente usavam frações, partes de um ano eram contadas como anos completos. Eram arredondadas para o algarismo mais próximo. Observe isso, por exemplo, nos registros genealógicos em Gênesis, capítulo 5. Harmonizando "Contradições" Mas, não há textos na Bíblia que dizem exatamente o contrário de outros textos? Consideremos alguns que têm sido citados por certos críticos da Bíblia. Em João 3:22 lemos que Jesus "batizava", ao passo que um pouco mais adiante, em João 4:2, o registro diz que 'o próprio Jesus não batizava'. Mas, como o restante do texto indica, eram os discípulos de Jesus que realizavam o batismo propriamente dito, em nome e sob a direção dele. Isto é similar ao caso em que tanto o empresário como a sua secretária podem afirmar ter escrito uma determinada carta. Há também o texto em Gênesis 2:2, que diz que Deus repousou "de toda a sua obra". Contrastando com isso há o comentário em João 5:17, onde Jesus diz que Deus "tem estado trabalhando até agora". Mas, como mostra o contexto, o registro em Gênesis fala especificamente a respeito das obras de criação material de Deus, ao passo que Jesus se referia às obras de Deus concernentes à sua orientação divina e aos cuidados que presta à humanidade. Outra aparente contradição se constata na comparação de Êxodo 34:7 com Ezequiel 18:20. O primeiro texto diz que Deus traria "punição pelo erro dos pais sobre os filhos e sobre os netos", ao passo que o último diz que "o próprio filho não levará nenhuma culpa pelo erro do pai". Por que parecem ser contraditórios esses textos? Porque são tirados do contexto. Examine a matéria circundante e o cenário. Neste caso, torna-se óbvio que quando Deus mencionou a punição como vindo não apenas sobre os pais, como também sobre seus filhos e netos, ele falava sobre o que resultaria aos israelitas como nação, caso pecassem contra ele e fossem levados ao cativeiro. Por outro lado, ao dizer que um filho não seria responsabilizado pelo erro de seu pai, ele referia-se à responsabilidade individual. É possível encontrar diferenças, como nos relatos sobre o nascimento de Jesus, registrados em Mateus 1:18-25 e Lucas 1:26-38. Mas, será que indicam contradição? Já leu alguma vez duas biografias a respeito de uma mesma pessoa famosa? Em caso afirmativo, notou que essas biografias diferem, sem serem necessariamente contraditórias? Em muitos casos, isso se dá por causa das impressões pessoais do escritor, ou das fontes que ele usou. Também depende do que o autor julga ser importante relatar na sua matéria, do ângulo que ele aborda, e de ter em mente o público a quem a matéria se dirige. Assim, relatos visando leitores gentios difeririam de relatos visando leitores judeus, que já entendiam e aceitavam certos fatos. Esses são apenas alguns exemplos de trechos na Bíblia que, sem uma análise cuidadosa, parecem contraditórios. Mas, ao serem meticulosamente examinados, tendo em mente o ponto de vista do escritor e o contexto, eles de forma alguma são contradições, mas sim simplesmente passagens que exigem pesquisa adicional. Contudo, a maioria das pessoas não faz esse esforço adicional, achando muito mais fácil simplesmente dizer: "A Bíblia se contradiz." Ela Merece a Nossa Confiança O espírito santo de Deus concedeu aos escritores bíblicos uma ampla margem de liberdade ao escreverem os seus relatos. (Atos 3:21) Assim, puderam produzir um quadro expressivo e vívido a respeito do que viram. As dessemelhanças, contudo, na verdade confirmam a credibilidade e a veracidade deles, por não darem margem a nenhuma acusação de engano ou de conluio. (2 Pedro 1:16-21) Conquanto os escritores divergissem em seu método de apresentação, todos apontavam na mesma direção e visavam o mesmo objetivo: Mostrar às pessoas o que Jeová Deus fará para tornar feliz a humanidade e o que os humanos, por sua vez, precisam fazer para receber a aprovação de Deus. - Provérbios 2:3-6, 9. A Bíblia é um livro que apela à nossa faculdade de raciocínio. É plenamente harmoniosa. Não se contradiz. Todos os 66 livros (1.189 capítulos ou 31.173 versículos, segundo a versão Rei Jaime, em inglês) merecem a nossa total confiança. Sim, você pode confiar na Bíblia! [Fotos na página 7] Mateus disse que dois cegos foram curados por Jesus. Marcos e Lucas mencionaram apenas um. É isso uma contradição? [Quadro na página 6] Se Você Encontrar Uma "Contradição" na Bíblia, Poderia Ser Que: . Desconheça certos fatos históricos ou costumes antigos? . Não tenha levado em conta o contexto? . Tenha despercebido o ponto de vista do escritor? . Esteja tentando conciliar idéias religiosas errôneas com o que a Bíblia realmente diz? . Esteja usando uma tradução da Bíblia inexata ou desatualizada --------------------------------------------