Os praticantes de meditação budista geralmente empregam como apoio para a meditação sentada almofadas que não sejam excessivamente macias. Um modelo popular tem forma circular, cerca de 35 centímetros de diâmetro e aproximadamente quinze centímetros de altura.
Como alternativa, algumas vezes praticantes que não estão acostumados à postura sentada de meditação acham útil confeccionar ou adquirir um banco de meditação. Uma das principais vantagens desses bancos é que com um pouco de experimentação e prática pode-se encontrar uma posição adequada para manter a coluna ereta.
O banco deve ser feito de madeira resistente. A superfície de cima pode ser almofadada, e a junção das peças pode ser feita com dobradiças para facilitar o transporte.
Uma versão desse banco está ilustrada abaixo. As partes em amarelo indicam os locais de fixação de dobradiças. Também é possível fixar as peças com parafusos em vez de dobradiças, caso não se deseje que o banco seja dobrável.
Dimensões: todas as peças tem dois centímetros de espessura. A peça principal tem 40 centímetros de largura por 16,5 centímetros de altura. As peças de sustentação também tem 16,5 centímetros de altura, diagonal de 17,2 centímetros, e laterais de 17,6 e 12,6 centímetros.
Esta página é de autoria de Luis Dantas e pode ser reproduzida, adaptada e traduzida livremente (inclusive a imagem ilustrativa). A inclusão desta nota de autoria e/ou de um link de hipertexto para a página original (em http://www.dantas.com/budismo/banco.htm) são desejáveis, mas opcionais.
Outras referências (com fotos) em Português | Espanhol | Inglês, cortesia dos sites da Sangha Zen Kaatz! de Florianópolis, Centro Zen Palma - Escuela Kwan Um e The Kwan Um School of Zen , respectivamente.
Outras referências sobre bancos de meditação: