Ainda sobre o mesmo assunto, recomendo a questão 17 do excelente FAQ de Ricardo Sasaki sobre Budismo Theravada. Aproveite e confira a questão anterior, sobre a diferença entre renascimento e reencarnação.
Muita paz,
Luis Dantas
From: "Leonardo Kendô"http://www.nibbana.org.br/hinayana.htmlSender: "Leonardo Kendô" Reply-To: "Leonardo Kendô" Subject: Theravada/Hinayana Newsgroups: uol.religiao.budista X-User-Info: 200.103.138.221 NNTP-Posting-Host: 200.221.5.135 X-Original-NNTP-Posting-Host: 200.221.5.135 Message-ID: <3f22a16d@grieg.uol.com.br> Date: 26 Jul 2003 12:42:37 -0300 X-Trace: 26 Jul 2003 12:42:37 -0300, 200.221.5.135 Lines: 7 Path: grieg.uol.com.br!200.221.5.135 Xref: grieg.uol.com.br uol.religiao.budista:6000 Olá, gostaria de saber do pessoal da escola Theravada, quais são as diferenças basicas com a Hinayana(pré-escola do Vajraiana). Gasshô Leonardo Kendô From: "Icarvs303" Newsgroups: uol.religiao.budista References: <3f22a16d@grieg.uol.com.br> Subject: Re: Theravada/Hinayana Date: Sat, 26 Jul 2003 13:49:06 -0300 Lines: 15 X-Priority: 3 X-MSMail-Priority: Normal X-Newsreader: Microsoft Outlook Express 5.00.2314.1300 X-MimeOLE: Produced By Microsoft MimeOLE V5.00.2314.1300 NNTP-Posting-Host: 200.149.229.219 X-Original-NNTP-Posting-Host: 200.149.229.219 Message-ID: <3f22b1da@grieg.uol.com.br> X-Trace: 26 Jul 2003 13:52:42 -0300, 200.149.229.219 Path: grieg.uol.com.br!200.149.229.219 Xref: grieg.uol.com.br uol.religiao.budista:6001 > Olá, > gostaria de saber do pessoal da escola Theravada, quais > são as diferenças basicas com a Hinayana(pré-escola do > Vajraiana). Acho que o Luis Dantas é mais indicado para responder esta pergunta... Ícarvs > Gasshô > Leonardo Kendô Newsgroups: uol.religiao.budista Subject: Re: Theravada/Hinayana From: luis@dantas.com (Luis Dantas) References: <3f22a16d@grieg.uol.com.br> Organization: Your Company Message-ID: <93C49B4BFlomd1@200.221.5.135> User-Agent: Xnews/03.07.28 NNTP-Posting-Host: 200.163.15.82 X-Original-NNTP-Posting-Host: 200.163.15.82 Date: 26 Jul 2003 15:46:36 -0300 X-Trace: 26 Jul 2003 15:46:36 -0300, 200.163.15.82 Lines: 43 Path: grieg.uol.com.br!200.163.15.82 Xref: grieg.uol.com.br uol.religiao.budista:6004 leomferr@terra.com.br (Leonardo Kendô) wrote in <3f22a16d@grieg.uol.com.br>: > >Olá, >gostaria de saber do pessoal da escola Theravada, quais >são as diferenças basicas com a Hinayana(pré-escola do >Vajraiana). >Gasshô >Leonardo Kendô Esse é um dos assuntos recorrentes nas listas de Budismo do Yahoo. Sempre é bom deixá-lo claro, embora até hoje não se tenha chegado a um consenso. Hinayana é uma atitude ou motivação que não valoriza devidamente a preocupação com o coletivo. Nunca existiu uma escola que se declarasse Hinayana, Leonardo. Nem deveria existir, já que a postura Hinayana é algo a ser rechaçado com todo o vigor. Muita gente pensa que existe uma relação direta entre Theravada e Hinayana ou até mesmo usa as duas palavras como sinônimos, mas isso é apenas uma consequência da falta de informação história de alguns praticantes, principalmente no Vajrayana. Você com certeza encontrará outras opiniões, bem diferentes da que estou expondo. O Vajrayana costuma falar em posturas simultâneas Hinayana, Mahayana e Vajrayana em sua prática, me parece que mais por motivos didáticos do que por outra razão. Um amigo meu traduziu um excelente texto a respeito do assunto (com a perspectiva Theravada):
Muita paz, Luís Dantas. From: "Leonardo Kendô"Sender: "Leonardo Kendô" Reply-To: "Leonardo Kendô" Subject: Re: Theravada/Hinayana Newsgroups: uol.religiao.budista X-User-Info: 200.103.133.80 References: <3f22a16d@grieg.uol.com.br> NNTP-Posting-Host: 200.221.5.135 X-Original-NNTP-Posting-Host: 200.221.5.135 Message-ID: <3f2347cf@grieg.uol.com.br> Date: 27 Jul 2003 00:32:31 -0300 X-Trace: 27 Jul 2003 00:32:31 -0300, 200.221.5.135 Lines: 50 Path: grieg.uol.com.br!200.221.5.135 Xref: grieg.uol.com.br uol.religiao.budista:6007 Caro Luiz, veja o que está escrito no cap.I do livro O budismo Tibetano e a chave para o caminho do Meio do Dalai Lama. paginas 26 à 27. "A fim de atingir qualquer uma dessas libertações, deve-se confiar num caminho. Existem caminhos de seres inferiores e caminhos de seres superiores. Os últimos caminhos são os verdadeiros caminhos. Existem dois tipos de Hinayanistas: Os ouvintes (Srâvaka) e os realizadores Solitários (Pratyekabuddha). Cada um deles possui cinco caminhos, e dessa forma existem dez caminhos de Hinayana." "Embora os ouvintes sejam inferiores e os realizadores solitários sejam superiores, as suas bases são as mesmas. Ambos praticam no interesse próprio a doutrina hinayâna de um caminho que serve como metodo para atingir uma mera libertação da existencia cíclica. Em resumo, eles aceitam como suas bases uma série de éticas em associação com o pensamento de livrar-se definitivamente da existencia cíclica. Baseados nisso, eles cultivam a união de uma calma permanente (Samatha) e um discernimento especial (Vipasyanâ), que são orientados em direção ao vazio, de tal forma que se libertam das aflições junto com suas ações para que seja de qualquer modo impossivel para eles nascerem de novo. Fazendo isso, eles atingem a libertação." "Tanto os ouvintes quanto os realizadores solitários possuem uma série de caminhos: os caminhos da acumulação, preparação, visão, meditação e nenhum aprendizado mais. Aquele que é treinado em tais caminhos é chamado um Hinayânista." No segundo paragrafo, Dalai Lama no meu entender, faz um paralelo com a escola Theravada. Gostaria de saber a sua opnião. Gasshô Leonardo Kendô "Leonardo Kendô" wrote: > >Olá, >gostaria de saber do pessoal da escola Theravada, >quais >são as diferenças basicas com a Hinayana(pré-escola >do >Vajraiana). >Gasshô >Leonardo Kendô Newsgroups: uol.religiao.budista Subject: Re: Theravada/Hinayana From: luis@dantas.com (Luis Dantas) References: <3f22a16d@grieg.uol.com.br> <3f2347cf@grieg.uol.com.br> Organization: Your Company Message-ID: <93C51404lomd1@200.221.5.135> User-Agent: Xnews/03.07.28 NNTP-Posting-Host: 200.163.15.82 X-Original-NNTP-Posting-Host: 200.163.15.82 Date: 27 Jul 2003 01:30:29 -0300 X-Trace: 27 Jul 2003 01:30:29 -0300, 200.163.15.82 Lines: 132 Path: grieg.uol.com.br!200.163.15.82 Xref: grieg.uol.com.br uol.religiao.budista:6009 >"A fim de atingir qualquer uma dessas libertações, deve-se >confiar num caminho. Existem caminhos de seres inferiores >e caminhos de seres superiores. Os últimos caminhos são >os verdadeiros caminhos. Existem dois tipos de Hinayanistas: >Os ouvintes (Srâvaka) e os realizadores Solitários (Pratyekabuddha). >Cada um deles possui cinco caminhos, e dessa forma existem >dez caminhos de Hinayana." > >"Embora os ouvintes sejam inferiores e os realizadores >solitários sejam superiores, as suas bases são as mesmas. >Ambos praticam no interesse próprio a doutrina hinayâna >de um caminho que serve como metodo para atingir uma >mera libertação da existencia cíclica. Em resumo, eles >aceitam como suas bases uma série de éticas em associação >com o pensamento de livrar-se definitivamente da existencia >cíclica. Baseados nisso, eles cultivam a união de uma >calma permanente (Samatha) e um discernimento especial >(Vipasyanâ), que são orientados em direção ao vazio, >de tal forma que se libertam das aflições junto com suas >ações para que seja de qualquer modo impossivel para >eles nascerem de novo. Fazendo isso, eles atingem a libertação." > >"Tanto os ouvintes quanto os realizadores solitários >possuem uma série de caminhos: os caminhos da acumulação, >preparação, visão, meditação e nenhum aprendizado mais. >Aquele que é treinado em tais caminhos é chamado um Hinayânista." > >No segundo paragrafo, Dalai Lama no meu entender, faz >um paralelo com a escola Theravada. Gostaria de saber >a sua opinião. Confesso que não vejo esse paralelo. Claro que as práticas de Vipassana e Samadhi são típicas da prática Theravada (as diferenças de grafia não tem qualquer significado real). E sim, eu compreendo que ele as identifica como sendo típicas também da prática Hinayana. É muito fácil, talvez até mesmo natural diante desse tipo de declaração, supor que há uma estreita relação entre Hinayana e a escola Theravada, ou pelo menos que o Dalai Lama acredita que exista essa relação... pelo menos quando se deixa passar a expressão "e nenhum aprendizado mais" no terceiro parágrafo. O Vajrayana (e o Mahayana) dizem, e eu concordo, que não podemos nos conformar em "apenas" alcançar a libertação, que é necessário simultaneamente cultivar a motivação correta e ter sempre como meta não apenas a _nossa_ libertação, e sim a de todos os seres. E está certo. Aliás, não poderia deixar de estar. Uma das consequências da doutrina de Anatta (sânscrito Anatman, "Não-Eu") é que a busca da "minha" iluminação é uma meta ilusória, que não corresponde à realidade. Um defeito mais sério dessa meta é que ela abre as portas para uma série de apegos indesejáveis e se torna um sério obstáculo para o próprio caminho. O Mahayana em geral e o Vajrayana em particular procuram desfazer essa armadilha através da ênfase didática na necessidade de cultivo da motivação Mahayana, voltada à libertação de todos os seres. Creio que a palavra que se costuma usar é "Bodhiccita", a motivação verdadeiramente altruísta. É uma abordagem válida... e no entanto encerra alguns riscos. Um deles é que, por reafirmar continuamente que existem pessoas com a motivação superior e outras com motivações inferiores, essa postura pode acabar por encorajar o pensamento de que existem seres "superiores" e "inferiores". Corre-se o risco de criar preconceitos favoráveis para consigo próprio, ou para com sua escola ou veículo. Já o Theravada prefere lembrar a própria natureza ilusória e impermanente da sensação de individualidade, na esperança de que essa ênfase desfaça o apego egoísta já em sua raiz conceitual. Não acho que preciso insistir em lembrar que essa abordagem _também_ tem seus perigos, dos quais o mais evidente é o de cair de fato na motivação Hinayana, de usar a ilusão da individualidade como uma muleta, uma desculpa para agir de forma desconsiderada e egoísta. Se discordo do Dalai Lama nos trechos citados, com certeza essa discordância inclui a afirmação do segundo parágrafo de que os que praticam "a doutrina hinayana... atingem a libertação". Não posso garantir que minha interpretação seja de alguma forma ortodoxa, mas a mim parece que por definição o caminho hinayana é _incapaz_ de trazer verdadeira libertação. Que libertação, que iluminação seria essa que não traz sequer a compreensão de que todos os seres humanos (e não apenas aqueles que me são mais próximos) são igualmente necessitados e merecedores de plena paz e felicidade? No entanto, não estou convencido de que haja realmente essa discordância. Acredito que seja uma questão de linguagem didática, uma forma de expressão para ressaltar uma ênfase necessária. Principalmente, acredito que seja uma forma de desencorajar uma prática preguiçosa de dizer que não se tem mérito suficiente para fazer algo pelos outros, e portanto vai-se buscar apenas a "sua própria" iluminação. Os Vajrayanistas costumam cultivar verdadeira ojeriza, repulsa, eu diria até mesmo asco e nojo por essa postura. Fazem muito bem. É mesmo uma atitude asquerosa, baixa, obscena e desprezível; se importar com o bem-estar de nossos irmãos não é de forma alguma o "último" passo. Seria mais correto dizer que é o primeiro. Não sei se falei demais e acabei confundindo mais a questão. Mas certamente é isto o que eu penso. Muita paz, Luís Dantas. From: "luizf" Sender: "luizf" Reply-To: "luizf" Subject: Sunya Newsgroups: uol.religiao.budista X-User-Info: 200.151.31.75 References: <3f22a16d@grieg.uol.com.br> <3f2347cf@grieg.uol.com.br> <93C51404lomd1@200.221.5.135> NNTP-Posting-Host: 200.221.5.135 X-Original-NNTP-Posting-Host: 200.221.5.135 Message-ID: <3f240b71@grieg.uol.com.br> Date: 27 Jul 2003 14:27:13 -0300 X-Trace: 27 Jul 2003 14:27:13 -0300, 200.221.5.135 Lines: 13 Path: grieg.uol.com.br!200.221.5.135 Xref: grieg.uol.com.br uol.religiao.budista:6014 Boa tarde Sr.Luís Dantas ,tenho uma duvida:Pq.o Budismo considera O Nirvana Vazio(Sunya Supremo) se este não é formado por causas e condições.Eu aprendi que o samsara é Vazio pq. é formado por causas e condições e que o Nirvana é Incondicionado e que o samsara é condicionado(Lei da Originação Dependente) Muita Paz Newsgroups: uol.religiao.budista Subject: Re: Sunya From: luis@dantas.com (Luis Dantas) References: <3f22a16d@grieg.uol.com.br> <3f2347cf@grieg.uol.com.br> <93C51404lomd1@200.221.5.135> <3f240b71@grieg.uol.com.br> Organization: Your Company Message-ID: <93C59AF2Elomd1@200.221.5.135> User-Agent: Xnews/03.07.28 NNTP-Posting-Host: 200.163.15.82 X-Original-NNTP-Posting-Host: 200.163.15.82 Date: 27 Jul 2003 14:48:08 -0300 X-Trace: 27 Jul 2003 14:48:08 -0300, 200.163.15.82 Lines: 40 Path: grieg.uol.com.br!200.163.15.82 Xref: grieg.uol.com.br uol.religiao.budista:6015 semcorrespondente@bol.com.br (luizf) wrote in <3f240b71@grieg.uol.com.br>: > >Boa tarde > >Sr.Luís Dantas ,tenho uma duvida:Pq.o Budismo considera >O Nirvana Vazio(Sunya Supremo) se este não é formado >por causas e condições.Eu aprendi que o samsara é Vazio >pq. é formado por causas e condições e que o Nirvana >é Incondicionado e que o samsara é condicionado(Lei da >Originação Dependente) Essa é uma pergunta que tenho dificuldade em responder, em parte porque a própria terminologia pode causar confusão; o que é "mais vazio", o que _está_ condicionado ou o que não está? Não conheço a fonte da atribuição de "Sunya Supremo" para o Nirvana, mas concordo com ela. Deve-se compreender que há um certo paradoxo irônico na idéia de que o Nirvana está desprovido de condicionamentos - ou seja, _vazio_ deles. No plano psicológico, podemos dizer que a única maneira eficaz de ter estabilidade emocional é renunciando às pretensões de controle dos eventos. Para ter controle, precisamos desistir de querer tê-lo... Uma terceira maneira de entender essa afirmação é compreendendo que o Nirvana não é _inimigo_ ou _rival_ do Samsara. Pelo contrário, em muitos sentidos a plenitude do Nirvana é o que o Samsara "tenta" ser. Com certeza há outras maneiras, mais interessantes, de se responder à sua pergunta. Mesmo assim espero ter ajudado. Muita paz, Luís Dantas. From: "Leonardo Kendô" Sender: "Leonardo Kendô" Reply-To: "Leonardo Kendô" Subject: Re: Sunya Newsgroups: uol.religiao.budista X-User-Info: 200.138.54.188 References: <3f22a16d@grieg.uol.com.br> <3f2347cf@grieg.uol.com.br> <93C51404lomd1@200.221.5.135> <3f240b71@grieg.uol.com.br> NNTP-Posting-Host: 200.221.5.135 X-Original-NNTP-Posting-Host: 200.221.5.135 Message-ID: <3f24247b@grieg.uol.com.br> Date: 27 Jul 2003 16:14:03 -0300 X-Trace: 27 Jul 2003 16:14:03 -0300, 200.221.5.135 Lines: 51 Path: grieg.uol.com.br!200.221.5.135 Xref: grieg.uol.com.br uol.religiao.budista:6016 "luizf" wrote: > >Boa tarde > >Sr.Luís Dantas ,tenho uma duvida:Pq.o Budismo >considera >O Nirvana Vazio(Sunya Supremo) se este não é >formado >por causas e condições.Eu aprendi que o samsara >é Vazio >pq. é formado por causas e condições e que o >Nirvana >é Incondicionado e que o samsara é condicionado(Lei >da >Originação Dependente) > >Muita Paz > > Gostaria de fazer algumas observações; Segundo meu Mestre, Tokuda Sensei, Sunya ou Sunyata é o proprio vazio desprovido de substancia portanto, os fenomenos são relativos e falta a eles susbstancialidade ou realidade independente; O absoluto é o proprio vazio, despido de formas, categorias ou predicados ("é", "não é", "nem é, nem não é") Sunya é transcendente ao pensamento. Já Nirvana é a extinção da existencia individual, o cessar do renascimento, a entrada na paz e na liberdade. Com n minusculo é colocado como o oposto de Sansara(vida e morte); com N maiusculo é colocado como a paz que o mundo não pode dar e que o mundo não pode tirar, sendo considerada a quarta Característica da Existencia. Por ultimo, entraremos no conceito de Adana(um dos 3 nomes da oitava consciencia) que é um estado particular dentro da propria consciencia de Alaya(oita consciencia, está diretamente ligada ao ego). Neste nível de consciência, as sementes do Karma não se manisfestam, pois ela já é o estagio de Buddha. Pelo que entendi, você não conseguia perceber a conexão entre o karma ou a ausencia dele em direção ao Nirvana...Este elo é justamente a mudança do estado de consciencia de Alaya....não me sinto muito a vontade para estar falando sobre teorias que ainda não vivenciei, mas se a sua duvida persistir, poderemos entrar em maiores detalhes. Gasshô Leonardo Kendô