Prof. Dr. Carlos Tomaz, Coordenador
Localização
O Centro de Primatologia da Universidade de Brasília (UnB) está localizado na Fazenda Água Limpa (FAL), a cerca de 25 Km do centro da cidade (16o30" S, 46o30" W). Esta fazenda de 4.340 ha é uma estação de experimentos para pesquisas em agronomia, engenharia florestal, ecologia e botânica. Ao lado da FAL, há duas outras reservas ecológicas (Jardim Botânico de Brasília e Reserva Ecológica do IBGE) e juntas elas cobrem uma área de preservação de 10 mil ha.
Instalações
O Centro dispõe de laboratórios, escritórios, salas de aula, cozinha, viveiros situados em meio à vegetação local próxima à mata de galeria e quarentena.
Pesquisadores visitantes podem utilizar as instalações da FAL, incluindo dormitório, restaurante e transporte diário para a UnB.
Reservas devem ser feitas com antecedência.
Espécies
Atualmente, a colônia possui 5 espécies de primatas mantidos em cativeiro: Callithrix penicillata, Callithrix jacchus, Saguinus midas, Saimiri ustus e Cebus apella. Nas imediações do Centro encontram-se populações silvestres de Callithrix penicillata e Alouata caraya.
Objetivos
prover uma colônia de primatas neotropicais para o desenvolvimento de pesquisas comportamentais e biomédicas;
promover a reprodução de espécies de primatas neotropicais ameaçadas ou em extinção.
Pesquisa
Pessoal
A equipe é multidisciplinar composta por profissionais das áreas de biologia, psicologia, veterinária e medicina. O Centro também está aberto à interação com pesquisadores e instituições acadêmicas.
Apoio
O Centro de Primatologia é mantido pela UnB e com a ajuda do CESPE e da FAL. Projetos de pesquisa contam com o auxílio do CNPq, CAPES e FAP-DF.
A colaboração de pessoas ou de instituições é sempre bem-vinda para ajudar o Centro a realizar os seus objetivos.
Contato
Centro de PrimatologiaUNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB | |
CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS - CESPE |