Para verificar as propriedades de um arquivo PDF, abra-o no programa específico (geralmente isso pode ser feito com o duplo-clique).
Em seguida, escolha CTRL-D ou Arquivo -> Propriedades.
O resultado será um quadro com várias abas. A que nos interessa é a primeira, "Descrição".
No exemplo abaixo, por exemplo, podemos ver que o tamanho da página não é A4 em orientação retrato (que seria 210 por 297 milímetros).
Para criar um segundo PDF, desta vez em formato A4, precisamos reprocessar o PDF já existente através de nosso gerador de PDF.
Há dúzias de geradores de PDF diferentes; muitos são gratuitos, outros são pagos. Quase todos são instalados de forma que "imitam" impressoras e são portanto invocados através do comando de impressão. No caso, Arquivo -> Imprimir ou CTRL-P.
Tipicamente, você poderá escolher entre pelo menos uma impressora física e uma impressora virtual que na verdade é um gerador de PDF. Esse gerador de PDF pode ser reconhecido com certa facilidade, pois quase sempre terá "PDF" em alguma parte do nome.
Observe o destaque na imagem abaixo para a propriedade "Escala da Página". Para evitar perda de informação, você vai querer certificar-se de que esteja com o valor "Reduzir para a Página".
Há pequenas variações no procedimento de acordo com o gerador de PDF exato que esteja sendo usado. Eis o roteiro para o PDF reDirect; para ver exemplos para o doPDF ou PDFCreator clique sobre os respectivos nomes.
Caso você não tenha ainda um gerador de PDF, ou queira instalar um novo, eis algumas sugestões.